Fotofobia, ofuscamento, visão turva e embaçada, desbotamento das cores, dificuldade de leitura. Se você está tendo alguns destes sintomas deve procurar urgentemente um oftalmologista, você pode estar sofrendo de catarata.
A catarata pode ser de origem congênita ou adquirida. Uma de suas causas mais comum é o envelhecimento do cristalino ocorrido pela idade, a conhecida catarata senil. Mas, ela pode também estar associada a algumas doenças sistêmicas; a vícios como tabagismo e alcoolismo; ao uso de certos medicamentos, como corticóides; e a traumas oculares.
A parte do olho atingida pela catarata é o Cristalino (lente natural do olho). Ela causa um turvamento progressivo nessa lente, interferindo na absorção da luz que chega à retina. As imagens vão perdendo a nitidez e o portador sente como se houvesse uma névoa diante dos olhos. E, atenção, a catarata pode cegar: a doença é a principal causa de cegueira reversível em pessoas com mais de 60 anos.
A boa notícia é que catarata tem cura! O uso de óculos ou de medicamentos não revertem a doença, é preciso removê-la cirurgicamente. Porém, com o avanço da medicina, a cirurgia de catarata se torna cada vez mais precisa e segura.
O Visão Institutos realiza a cirurgia de catarata utilizando o laser de femtossegundo, a mais moderna técnica disponível no mercado. O laser é usado para realizar alguns passos da cirurgia, como as incisões, a retirada de uma parte da membrana que envolve o cristalino e a fragmentação da catarata, mas a aspiração dos fragmentos é realizada por meio do facoemulsificador. No lugar da membrana retirada é implantada uma lente intraocular (LIO). O uso do laser é menos invasivo e garante ao paciente uma recuperação muito mais rápida.
Uma dúvida comum é se a catarata pode voltar depois da cirurgia. A resposta é não. O que pode ocorrer, em alguns casos, é o surgimento de uma fibrose na membrana que suporta a lente intraocular. Se ela se tornar intensa, pode prejudicar a visão. Se isso acontecer, dispomos de procedimentos ambulatoriais e indolores para corrigir o problema.