Catarata é a principal causa da cegueira no mundo

Artigo
Nenhum comentário

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Dr. João Pacini, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, esclarece que esta doença é caracterizada pelo endurecimento ou opacificação do cristalino (estrutura biconvexa, gelatinosa, com grande elasticidade que diminui progressivamente com a idade).

Um dos principais obstáculos apresentados pelos pacientes que necessitam passar por esse procedimento é o medo da cirurgia. Embora a tecnologia avance a cada dia, disponibilizando toda a segurança possível, esse receio ainda é muito presente. “A cirurgia de catarata, assim como qualquer procedimento cirúrgico, é delicada e exige cuidado. O médico precisa ser qualificado, a operação não pode ser feita em qualquer lugar, os materiais devem ser esterilizados, de primeira qualidade e registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas, acima de tudo, o paciente precisa estar bem informado e se atentar a todos esses detalhes”, explica o especialista.

Dr. João afirma que a cirurgia a laser é uma das melhores alternativas para tratar a doença. “Hoje, contamos com tecnologias que permitem que mais da metade dos procedimentos cirúrgicos sejam feitos com o laser. Este equipamento substitui o bisturi e garante mais precisão e agilidade. O laser é guiado pela tomografia ótica, em 3D, utiliza pouquíssima energia garantindo uma precisão maior”, acrescenta Dr. João.

A duração da cirurgia é de 10 a 20 minutos e os benefícios são inúmeros. “Além do paciente recuperar a visão, ele pode voltar à sua rotina com 100% de aproveitamento. Também é importante destacar que o Visão Institutos Oftalmológicos é um dos poucos centros de atendimento oftalmológico no Brasil que está plenamente habilitado para realizar cirurgias a laser para correção de catarata”, conclui o médico.

O bisturi aposentou?

O oftalmologista explica que os instrumentos usados antes do advento do laser continuam importantes. “A técnica tradicional é segura, traz resultados satisfatórios e não vai deixar de existir, mas o laser é estatisticamente melhor, principalmente para quem tem o cristalino muito opaco, duro ou fora do lugar”, explica. “A abertura da córnea e do cristalino são as etapas mais difíceis da cirurgia, podem ser feitas com o bisturi e pinças, mas o corte com o laser é muito melhor e mais preciso”, finaliza.

Tags: caratara, cirurgia de catarata, oftalmologia brasília
Você também pode gostar
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo