Conheça o Setor de Baixa Visão

Pensando nos pacientes com deficiência visual, o Visão Hospital de Olhos criou o Setor de Baixa Visão. O objetivo deste setor é reabilitar pessoas cegas ou com visão subnormal, de modo que elas tenham autonomia durante suas atividades rotineiras.

Dentro do Setor de Baixa Visão, o paciente passa por uma triagem. Após essa avaliação individual, a médica responsável elabora um atendimento personalizado de acordo com as necessidades do paciente.

Com o auxílio de profissionais capacitados, a pessoa com deficiência visual pode aprender a ler em braille e a utilizar o computador e o smartphone. Os acompanhantes do paciente também recebem orientações e aprendem, dentre outras coisas, a maneira correta de guiar pessoas cegas.

O setor de baixa visão possui um aparelho chamado Microperímetro MP-3. Esse aparelho realiza um treinamento de fixação excêntrica por Biofeedback, que permite que o paciente com baixa visão tenha mais controle sobre sua visão remanescente. Dessa forma, o paciente obtém uma melhor visão funcional devido ao aumento de estabilidade da fixação.

Além do Microperímetro MP-3, o setor de baixa visão possui outros equipamentos de ponta. Dentre eles, destacam-se as tecnologias assistivas: o OrCam e a Bengala Inteligente. Em todo o Distrito Federal, apenas o Visão trabalha com esses dois equipamentos revolucionários.

O OrCam é um aparelho portátil de inteligência artificial para leitura instantânea. Ele é colocado na armação dos óculos do paciente e oferece feedbacks em áudio. Além de possibilitar a leitura de textos, o OrCam identifica cores, notas de dinheiro e até pessoas previamente cadastradas.

Já a Bengala Inteligente detecta obstáculos e alerta o paciente por meio de vibrações. Ela possui outros recursos importantes, como integração ao Google Maps e ao Assistente de Voz do smartphone.

O Setor de Baixa Visão também conta com óculos prismáticos (lupa), óculos microscópicos, lupa de apoio, jogos adaptados (como baralho e Uno em braille), ampliador para costura, videoampliador, filtros medicinais e computador com acessibilidade.

Além de tudo isso, o Setor de Baixa Visão possui uma biblioteca pública com livros em braille. O acervo também inclui audiobooks e livros com letras ampliadas, adequados para pacientes com visão subnormal.

Para mais informações e para agendar a sua consulta, contate-nos pelo número (61) 3038-8001.

Tags: baixa visão, Bengala Inteligente DF, Biblioteca Braile Brasília, Biofeedback Brasília, Microperímetro MP3 Brasília, OrCam Brasília, Reabilitação Deficiente Visual, Visão subnormal