Novas técnicas cirúrgicas para o tratamento do Glaucoma
Novas técnicas cirúrgicas para o tratamento do Glaucoma
A principal forma de tratamento do Glaucoma é feita com o uso de colírio, sendo a cirurgia convencional (trabeculectomia ) reservada para os casos mais avançados. Entretanto, no tratamento com o colírio é necessária uma disponibilidade muito grande do paciente em seguir corretamente o horário do uso do medicamento, o que muitas vezes, não acontece. Mais de 50% das pessoas acometidas pelo Glaucoma, não utilizam o colírio de forma correta, isso é muito grave, pois impossibilita o sucesso do tratamento.
Diante disso, surgiram novas técnicas, são elas: SLT ( Selective Laser Trabeculoplasty), ISTENT O iStent ® e a Ciclofotocoagulação com Laser de Micropulso .
SLT:
A trabeculoplastia a laser seletiva (SLT) é cada vez mais utilizada na prática clínica como procedimento primário e como adjuvante da terapia médica e cirúrgica. Evidências publicadas preliminarmente sugerem que a SLT é uma modalidade terapêutica eficaz, que pode ser repetida e segura, tendo apenas efeitos colaterais menores, transitórios, autolimitados ou facilmente controláveis, sem sequelas. Este procedimento é chamado SLT porque há um efeito seletivo nos elementos melanóticos associados à malha trabecular, promovendo uma maior facildade do escoamento do humor aquoso. A SLT é possível porque
as células da TM pigmentadas exibem maior absorvência óptica da energia laser aplicadas do que as células que as rodeiam.
iStent:
Para ajudar a controlar o aumento da pressão ocular associada ao glaucoma, o iStent ® cria um canal entre a parte frontal de seu olho e seu canal de drenagem natural para aumentar o fluxo de saída do líquido. Ao criar um canal no um local de bloqueio principal (malha trabecular), o
IStent ® Melhora o fluxo natural do olho para diminuir a pressão intraocular e atua continuamente para melhorar o fluxo natural do líquido em seus olhos.
Ciclofotocoagulação com Laser de Micropulso:
O laser de micropulso tem sido uma alternativa aos procedimentos tradicionais de laser de glaucoma, com o objetivo de diminuir ainda mais o risco de efeitos colaterais sem comprometer a eficácia dos tratamentos a laser. Promove a diminuição da produção do líquido intra-ocular, e com, isso , reduz a pressão intra ocular. Tem o potencial de reduzir a necessidade do uso diário de colírios, melhorando a sua qualidade de vida e promovendo um melhor controle do quadro de glaucoma do paciente. Além disso, permite uma economia com gastos com colírios.