Transplante de Córnea
1) O que é a córnea?
A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho. Se a córnea se opacifica (embaça) por enfermidades hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas, enfermidades congênitas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perder a visão.
2) O que é o transplante de córnea?
Durante um transplante de córnea, o disco central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um disco central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea.
3) Quem pode ser doador?
Pessoas que tiveram morte por parada cardíaca ou morte encefálica, a retirada deve ser em um tempo igual ou inferior a 6 horas, com idade acima ou igual a 2 anos e abaixo de 80. Outros fatores podem fazer com que o prazo de retirada seja maior, podendo chegar até 24 horas (neste caso o corpo do doador deverá estar sob refrigeração).
4) Como posso ser um doador?
Existem órgãos e tecidos que só podem ser doados após o falecimento, sendo a córnea um deles. Para este tipo de doação é necessária a autorização da família, então o que você pode fazer é informar a sua família em vida do seu desejo de tornar-se um doador.
Podem autorizar a doação: irmãos, cônjuge, pais, filhos, avós e netos. Duas testemunhas precisam estar presentes para a autorização da doação.
5) Posso doar córneas caso eu tiver, ou já tenha tido, alguma doença ocular?
Podem doar córneas pessoas que:
• Tenham miopia, hipermetropia e astigmatismo;
• Tenham tido conjuntivite, mas já foram curados;
• Usem óculos ou lentes de contato;
• Tenham algum câncer que não seja leucemia, linfoma ou câncer no olho.