Tecnologia permite deficientes visuais reconhecerem rostos e até lerem jornais

Artigo
Nenhum comentário

O dispositivo possibilitará a cegos e pessoas com baixa visão uma vida com mais autonomia,

independência e inclusão social

Já imaginou uma pessoa cega conseguir reconhecer rostos, ler jornais e letreiros de ônibus e identificar cédulas de dinheiro? Parece impossível, não é mesmo?! Mas com o avanço da tecnologia esse sonho se tornou realidade. Agora, os mais de 6 milhões de brasileiros com deficiência visual terão a oportunidade de ter uma vida com mais autonomia, independência e inclusão social.

Isso porque a inteligência artificial OrCam My Eye, desenvolvida por uma empresa israelense, tem a funcionalidade de fotografar, escanear e transformar textos em áudios. “Esse dispositivo consiste em uma pequena e levíssima câmera inteligente que, acoplada nas hastes de óculos, consegue ler textos em português, inglês e espanhol e em qualquer superfície”, explica Dra. Gláucia Matos, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.

Desta forma, fazer compras no supermercado, entrar em banheiro público ou mesmo ler um cardápio no restaurante não será mais um problema. “A tecnologia identifica a informação e, de maneira discreta, a fala no ouvido do deficiente visual. A pessoa pode escolher a velocidade da audiodescrição bem como o volume e o idioma”, esclarece a médica.

Outro grande benefício é que o aparelho permite o cadastro de 100 rostos, possibilitando a quem não enxerga “reconhecer” as pessoas sem precisar ouvir a voz delas. “Essa é mais uma funcionalidade incrível. Imagina a felicidade de uma pessoa cega ao cumprimentar um colega de longe ou mesmo poder chama-lo pelo nome sem a necessidade de ouvir a voz dele?! Essa tecnologia melhora a vida dos deficientes visuais em todos os sentidos”, destaca Dra. Gláucia.

É importante lembrar que todas as informações de idiomas, cores, faces, são previamente cadastradas no dispositivo e, por isso, não é preciso ter internet para que ele funcione. “A bateria tem ótima duração e a recarga dela é simples, igual a de um celular”, conta a oftalmologista.

Disponibilidade para teste

Pensando nos pacientes e em toda a comunidade de deficientes visuais, o Visão Hospital de Olhos disponibiliza o OrCam Eye para testes, na Biblioteca Inclusiva. “Acreditamos que essa tecnologia pode mudar vidas. Por isso, investimos na compra do dispositivo para que as pessoas possam testá-lo e avaliar a necessidade em suas rotinas. Nosso objetivo é sempre contribuir para inclusão social e essa tecnologia cumpre bem isso, pois dará acesso a materiais que ainda não estão em braile ou não possuem audiodescrição”, ressalta Marcelo Ribeiro, do Visão Hospital de Olhos.

Os interessados em conhecer o dispositivo podem agendar o teste na unidade Asa Sul, que fica na 914 Sul. A única exigência é fazer um cadastro prévio pelo e-mail baixavisao@visaohospitaldeolhos.com.br .

Tags: acessibilidade, baixa visão, cão guia, cego, cegueira, glaucoma, mais autonomia, oftalmologia, Saúde ocular, visão, visão inclusiva, Visão subnormal
Você também pode gostar
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo