Evento promove ações de inclusão social para deficientes visuais
A programação inclui oficinas, workshops, jogos adaptados, jantar beneficente, entre outras ações.
O Visão Hospital de Olhos, em parceria com as Óticas Diniz, promove de 14 a 21 de setembro a a Semana Visão Inclusiva, um projeto de promoção, acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência visual.
O evento, realizado no Park Shopping, terá uma programação extensa, que inclui oficinas de braille, sorobã e jogos adaptados, ferramentas de tecnologia assistiva, exposição do projeto Baixa Visão, workshops de orientação para condução de deficientes visuais, jantar beneficente, entre outras ações.
“Será uma semana de muito aprendizado e de vivências diferenciadas. Ficamos muito felizes em compartilhar com os brasilienses um projeto tão inspirador como esse e, principalmente, de contribuirmos para a inserção de todos na sociedade em que vivemos”, destaca Thelma Gonsalves, gerente do Visão Hospital de Olhos.
Tecnologia
No dia 17 de setembro, serão apresentadas tecnologias que podem facilitar o dia a dia de pessoas com deficiência visual. Entre as ferramentas está o OrCam MyEye, uma inteligência artificial que tem a funcionalidade de fotografar, escanear e transformar textos em áudios.
Esse dispositivo consiste em uma pequena e levíssima câmera inteligente que, acoplada nas hastes dos óculos, consegue ler textos em português e inglês, em qualquer superfície e sem a necessidade de internet. “É uma tecnologia que vai ajudar a mudar muitas vidas, pois possibilitará aos deficientes visuais terem uma rotina com mais autonomia e independência”, comenta Thelma.
Jantar beneficente
Já imaginou participar de um jantar totalmente às cegas? A Semana Visão Inclusiva terá um jantar, no Restaurante Pecorino, no Park Shopping, no qual os convidados irão saborear o menu de olhos vendados. Essa experiência diferenciada será no dia 19 de setembro, às 19h30, com um cardápio completo de entradas, prato principal, sobremesas e bebidas não alcoólicas.
O valor do convite é R$ 95,00 por pessoa e a venda é realizada clicando aqui. A verba arrecadada será revertida para o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília (CEEDV).
PROGRAMAÇÃO
14/09
Abertura do estande com a exposição Brasília nas pontas dos dedos
15/09
Oficina de Braille
16/09
Oficina de Sorobã
17/09
Apresentação de ferramentas de tecnologia assistiva
18/09
Inclusão digital para pessoas com deficiência visual
19/09
Exposição do projeto Baixa Visão
Jantar às Cegas no restaurante Pecorino – Park Shopping
20/09
Oficina de jogos adaptados – xadrez, dama, dominó – para pessoas com deficiência visual
21/09
Conscientização sobre os diferentes tipos de bengala
Workshop sobre como ajudar pessoas com deficiência visual a se locomoverem.