Saúde ocular na infância

Artigo
Nenhum comentário

Observar detalhes no dia a dia pode identificar problemas na visão dos pequenos. Alguns cuidados são extremamente importantes para cuidar da saúde ocular no período infantil.
7 dicas imprescindíveis para manter a saúde ocular da criançada em dia

1 – Se o seu filho se aproxima demais da televisão, aperta os olhinhos para ver seus desenhos prediletos, está sempre agitado, pisca e coça muito os olhos, ele pode ter algum problema na visão.

2 – Além de observar esses detalhes no cotidiano é preciso visitar o especialista com uma frequência regular. A primeira avaliação é feita na maternidade com o teste do olhinho e, caso necessário, encaminhada para o especialista.

3 – Entre seis meses e um ano é possível fazer uma avaliação funcional da criança, podendo identificar se a mesma tem algum problema na visão. Caso não haja alterações o ideal é ir ao oftalmopediatra anualmente.

4 – As doenças mais comuns nos pequenos são: estrabismo (desalinhamento dos olhos), miopia (dificuldade em focar objetos distantes), catarata infantil (ocorre quando o cristalino perde a sua transparência) e a anisometropia (diferença de grau de um olho para o outro).

5 – Em crianças é comum a diferença de grau de um olho para o outro. Se ela chega aos sete anos e tem cinco graus em um olho e nada no outro, por exemplo, não tem tempo hábil para reverter essa situação.

6 – A criança nem sempre vai ter queixas. Uma situação é quando a pessoa tem a visão e perde, essa pessoa sabe manifestar a queixa, porém, uma criança não sabe como manifestar o problema. É preciso estar muito atento ao comportamento dos filhos.

7 – Ficar muito tempo exposto a eletrônicos é prejudicial, pois olhos secos e luzes são os grandes vilões das crianças. Impor um limite de horas por dia em frente a eletrônicos pode diminuir as chances de a criança desenvolver doenças oculares, como a miopia.

Tags: saúde ocular infantil
Você também pode gostar
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo