Quanto tempo dura a lente de contato?

Para que servem as lentes de contato?

As lentes de contato, utilizadas sobre a córnea, têm a finalidade de corrigir erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Elas servem como uma alternativa aos óculos de grau, oferecendo mais conforto ao paciente. Além de proporcionar um campo de visão mais amplo, as lentes de contato não embaçam e não dificultam a prática de atividades esportivas. Também podem exercer, ao mesmo tempo, uma função estética, graças aos modelos de lentes de contato coloridas, com grau, disponíveis no mercado.

Afinal, a lente de contato deve ser trocada depois de quanto tempo?

Primeiramente, é necessário pontuar que existem diferentes tipos de lentes de contato, confeccionadas com materiais diferentes: lentes de contato gelatinosas, lentes híbridas, lentes de silicone hidrogel, lentes rígidas gás-permeáveis e lentes MMA. Cada uma delas é desenvolvida para corrigir um erro refrativo específico. Além disso, elas possuem um prazo de descarte pré-determinado na fabricação. Esse prazo de descarte começa a partir do momento em que elas são abertas, independentemente se foram usadas ou não.

Os modelos e a durabilidade das lentes de contato mais comuns do mercado

Descarte diário: Devem ser utilizadas uma única vez por até 12 horas. Após serem removidas, não podem ser reutilizadas, visto que não foram projetadas para receber a ação de produtos de limpeza. A vantagem dessas lentes está justamente no fato de que não exigem cuidados de manutenção. Por isso costumam ser utilizadas em ocasiões específicas, como casamentos ou formaturas, para substituir o uso dos óculos de grau.

Descarte quinzenal e mensal: Devem ser descartadas 15 ou 30 dias depois de serem abertas, de acordo com a especificação. Mas atenção: as lentes não podem ser utilizadas ininterruptamente. Elas devem ser removidas após o uso, sobretudo na hora de dormir. Além disso, necessitam de cuidados diários de manutenção com soluções de limpeza.

Descarte anual: Conforme o nome sugere, essas lentes têm durabilidade de até um ano após a abertura. Elas oferecem como vantagem o fato de serem mais econômicas que as demais. Entretanto, exigem um cuidado maior nos processos de limpeza e manutenção. Geralmente são utilizadas por pessoas que optam por abandonar de vez o uso dos óculos de grau.

Os riscos do mau uso das lentes de contato

O mau uso das lentes de contato pode causar danos graves. Um exemplo de doença relacionada a este mau uso é a ceratite infecciosa, uma infecção — originada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas — que provoca opacidade na córnea e atualmente é a quinta principal causa de casos de baixa visão e cegueira no mundo.

Por isso é necessário ressaltar que não se deve utilizar lentes de contato sem o acompanhamento do oftalmologista. O médico avalia o paciente, testa a lente apropriada para cada caso e faz as orientações essenciais para o bom uso das lentes de contato, minimizando os riscos de danos à saúde ocular.

📌 Aqui no Visão Hospital de Olhos você encontra o melhor serviço oftalmológico do Distrito Federal, com equipamentos de ponta e médicos especializados em todas as áreas da saúde ocular.

Agende sua consulta por ligação telefônica ou pelo WhatsApp, no número: (61) 3038-8001.

Tags: ceratite infecciosa, lente de contato brasília, lente de contato colorida com grau, lentes de contato df, tipos de lente de contato
Nenhum resultado encontrado.