Problemas cardiovasculares

Artigo
Nenhum comentário

Problemas cardiovasculares também afetam a saúde ocular.

Na próxima segunda-feira (29) será o Dia Mundial do Coração. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, no Brasil, a cada dois minutos uma pessoa morre em decorrência de um problema cardiológico. Além de comprometer o sistema cardíaco e circulatório, o mau funcionamento do coração também afeta a saúde ocular.

O oftalmologista Rafael Eidi Yamamoto, do Visão Institutos Oftalmológicos,explica que fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e  colesterol alto, comprometem a qualidade da visão. “O fluxo sanguíneo e as características do sangue afetam o organismo como um todo. Os olhos são muito vascularizados, ou seja, cheio de artérias e veias, podendo sofrer com as alterações cardiológicas.”

A diabetes está diretamente ligada a problemas oculares. Desta forma, pessoas diagnosticadas com a doença devem fazer acompanhamento periódico com um oftalmologista. “O alto nível de glicose no sangue, característica desta patologia, deixa os vasos sanguíneos da retina frágeis. Esse processo leva à retinopatia diabética, o que pode causar hemorragias e sangramentos no fundo do olho, em decorrência do rompimento desses vasos”, detalha o especialista.

Já a hipertensão arterial, acomete diretamente os micro vasos localizados nos tecidos oculares. “A circulação sanguínea alterada, mais rápida e com maior pressão, causa lesões nos tecidos das veias e artérias dos olhos, principalmente, da retina. Oclusões, obstruções e edemas são algumas consequências da hipertensão arterial nas veias da retina. Esses prejuízos podem levar à baixa visual ou, até mesmo, à cegueira”, alerta Dr. Rafael Eidi Yamamoto.

O colesterol alto pode gerar a formação de placas de gordura na corrente sanguínea, o que pode causar a obstruir a passagem do sangue para os tecidos oculares e para a retina. “As pessoas se preocupam com a saúde cardiovascular, mas esquecem de que os vasos sanguíneos estão presentes em todo o corpo. Exames oftalmológicos, como mapeamento da retina, mais conhecido como exame do fundo do olho, podem detectar problemas do coração e ajudar no diagnóstico de doenças assintomáticas”, conclui.

Você também pode gostar
Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo