Olho biônico

Artigo
Nenhum comentário

A última grande novidade para o tratamento de pacientes com retinose pigmentar.
Atualmente vivemos um período de evolução tecnológica acelerada, na qual sonhos que outrora pareciam distantes, se tornam realidade. A última grande novidade para o tratamento de pacientes com retinose pigmentar, com acuidade visual de percepção luminosa, ou pior em ambos os olhos é a possibilidade da implantação de um chip na retina.

Uma câmera posicionada estrategicamente em um óculos especial capta a imagem do ambiente, envia estas informações a um computador portátil, que as processa e as envia via wireless para os eletrodos do chip implantado na retina, o qual estimula os fotorreceptores remanescentes que enviam os impulsos elétricos para o córtex poder interpretar esta imagem.

A imagem gerada para o paciente ainda é rudimentar, mas em ambientes onde há contrastes extremos, como o preto e o branco é possível distinguir estas diferenças. Na verdade, o primeiro passo já esta dado, e esperamos que nos próximos anos esta tecnologia evolua e proporcione a restauração da visão em indivíduos cegos.

Texto: Dr. Rafael Yamamoto – Visão Institutos Oftalmológicos

Você também pode gostar
Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo