Olhar para o sol parece inofensivo, MAS NÃO É

Artigo
Nenhum comentário

Olhar para o sol parece inofensivo, MAS NÃO É!

O ato muito comum em apostas de amigos leva à retinopatia solar, uma doença séria que pode causar lesões oculares e até perda da visão central

Quem nunca fez aquela aposta com o coleguinha de olhar mais tempo para o sol? Essa brincadeira, muito comum na infância e adolescência, parece inofensiva, mas pode causar retinopatia solar, uma doença que provoca sérios danos à visão.

“Essa exposição solar leva a uma sensação de ‘cegueira’ momentânea. Porém, ao passar esse sintoma, a pessoa começa a enxergar uma mancha preta, que chamamos tecnicamente de borramento visual central. Ou seja, ela perde a nitidez das imagens e começa a ver tudo mais embaçado e, literalmente, com uma mancha preta fixa no meio da visão”, explica Dr. Samuel Duarte, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, esse problema se revolve espontaneamente e o indivíduo recupera a visão normal entre 3 e 6 meses após o acontecimento. Entretanto, há casos mais graves que podem resultar em dano permanente.

“Não há um tempo seguro para se olhar para o sol. Mas estimamos que 90 segundos já sejam suficientes para gerar prejuízos oculares mais severos. Quanto mais exposição, mais chances de a pessoa ter uma lesão definitiva e não recuperar a visão central”, enfatiza o oftalmologista.

Dr. Samuel ressalta que, infelizmente, não há tratamento para a retinopatia solar. “Quando diagnosticamos a doença, a única opção que temos é explicar ao paciente o que aconteceu e orienta-lo a esperar os sintomas passarem. É claro que recomendamos retornar ao consultório caso haja piora da visão ou mesmo surgimento de outros sintomas. Mas, de fato, não temos muito o que fazer”, comenta o médico.

Proteção solar de qualidade é fundamental

E para quem acha que usar óculos de sol é suficiente para evitar os danos oculares, não é bem assim. O oftalmologista, Dr. Samuel Duarte, afirma que usar óculos com proteção solar ruim pode ser ainda pior.

“Usar óculos com proteção de má qualidade pode aumentar a tolerância da pessoa em olhar para o sol, pois a lente é escura. Entretanto, isso não significa que ela está sendo protegida contra os raios ultravioletas (UV)”, esclarece.

Inclusive, o médico lembra que as lentes transparentes de óculos de grau, quando de boa qualidade, já possuem também filtro UV. “A preocupação com a exposição dos olhos tem aumentado cada vez mais, já que estamos vivendo uma mudança climática anormal. Por isso, sempre enfatizamos a necessidade do uso de óculos com proteção”, conclui o especialista.

Tags: doenças, olhar para o sol, retinopatia solar, sol, Visão Hospital de Olhos
Você também pode gostar
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo