Nova técnica para Cirurgia Refrativa – Correção Topoguiada a laser Contoura ™
Já pensou em conseguir enxergar como nunca antes? Apesar de parecer um sonho distante, essa realidade já é possível a partir da técnica de correção topoguiada a laser Contoura ™ Vision. Trata-se de um procedimento cirúrgico que, além de corrigir problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia, também permite uma visão com qualidade acima do normal. Atualmente, esta modalidade é considerada a tecnologia mais avançada nos Estados Unidos, pois possibilita homogeneidade à superfície ocular de forma personalizada com o modelo de cada córnea.
Segundo o oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, Guilherme Benevenuto, cada olho é único e tem uma “identidade”. A partir da cirurgia, existe a possibilidade de correção do grau, bem como das imperfeições que o paciente já tem. “Quando a pessoa apresenta esses defeitos, ela tem dificuldade de alcançar 100% de visão. A cirurgia é personalizada, com ela trabalhamos as especificidades de cada olho corrigindo possíveis alterações. Após o procedimento, 34,4% dos pacientes avançam duas linhas de leitura e 64,8 % avançam uma linha, ou seja, ultrapassam o padrão de visão considerado normal”, explica.
O médico ressalta que nem todos os pacientes são aptos para esse tipo de cirurgia. “Antes de realizar o procedimento, a pessoa precisa ser avaliada por um especialista, estar saudável e passar por uma análise cirúrgica criteriosa. Ao final, só vai para a cirurgia quem tem a possibilidade de um bom resultado e com segurança”, afirma.
De acordo com Benevenuto, o Visão Institutos Oftalmológicos é pioneiro na Região Centro-Oeste nesse tipo de procedimento. “Essa técnica é um passo para o futuro da cirurgia refrativa, pois oferece uma maneira de melhorar a qualidade da visão de forma tão significativa que muitos pacientes podem ver mais claramente sem óculos ou lentes corretivas do que jamais viram com eles”, ressalta.
Cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico, feito por meio de um equipamento a laser, que tem por objetivo corrigir problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Além da independência de óculos ou lentes de contato, esse tipo de procedimento é mais seguro. “Com o laser é possível gerar menos fragilidade à estrutura do olho e trazer mais precisão aos procedimentos executados”, destaca Guilherme Benevenuto.
O laser remodela a curvatura da córnea, que é uma das responsáveis por focalizar a imagem que chega na retina. “Ele “esculpe” essa estrutura para que o foco se ajuste, sem precisar de lentes corretoras para chegar a nitidez. É uma cirurgia sem cortes. O procedimento dispensa a internação, pois é mais seguro e rápido”, esclarece o especialista.
Para fazer a cirurgia refrativa, em geral, o paciente precisa ter mais de 18 anos e estabilidade no grau, ou seja, não ter um aumento significativo na prescrição corretiva. A recuperação costuma ser rápida após o procedimento e a maioria dos pacientes enxergam normalmente, em um ou dois dias. No entanto, fatores como a cicatrização da córnea e o cuidado dos pacientes em seguir as orientações médicas podem influenciar na recuperação.