Por que devo cuidar da minha retina em época de Copa do Mundo?
Verde, amarelo, emoção, gol… Essas são somente algumas das inúmeras palavras relacionadas ao momento em que o Brasil se encontra: Copa do Mundo! Entretanto, sabemos que mesmo com o calor do momento, certos cuidados não podem deixar de existir, independente da copa ou de um simples jogo de futebol de rua, e um deles, se encontra no nosso próprio corpo.
A retina, o tecido nervoso localizado no fundo do olho, pode ser impactado por diversos motivos, sendo que o descolamento de retina, uma das causa de cegueira, muitas vezes é desencadeada pelo trauma contuso por uma bola de futebol. Os principais sintomas de um possível descolamento de retina são as fotopsias (flashes de luz parecidos com as de câmeras fotográficas) e moscas volantes, associados à uma baixa súbita de visão.
Doutor, então todas as vezes que ocorrer um trauma no meu rosto vou descolar a retina? Não.
Existem pessoas com maiores riscos de descolar a retina, como os pacientes com alta miopia, entretanto, pessoas saudáveis também podem sofrer desse mal. Portanto, a dica é curtir bastante esse momento único no mundo, não deixar de torcer e nem vibrar com a nossa seleção, mas sem se esquecer dos cuidados com a saúde ocular.
E não deixem de procurar imediatamente um oftalmologista caso os sintomas citados anteriormente venham a ocorrer.
Texto: Dr. Adelmo Jesus – Visão Institutos Oftalmológicos