Doenças oculares idosos

Artigo
Nenhum comentário

Saiba as doenças oculares mais frequentes em idosos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que mais de 7% da população brasileira é composta por idosos. Segundo a pesquisa, estima-se que até 2060 este número deve quadriplicar. O oftalmologista Luis Fernando Rabelo Barros, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que algumas doenças oculares são propícias a esta fase da vida.

“Com o passar do tempo, as patologias ligadas à visão são mais frequentes. Acatarata, por exemplo, faz parte do envelhecimento do olho, então, as pessoas mais velhas tendem a desenvolver esta doença”, esclarece o médico. Ele acrescenta que essa enfermidade é caracterizada pelo aumento da opacidade do cristalino e que, se não for tratada adequadamente, pode diminuir a visão e levar à cegueira.

Além disso, os idosos costumam ter problemas, também, como degeneração macular relacionada a idade e glaucoma.“Isso porque na terceira idade algumas pessoas têm doenças associadas, como diabetes e hipertensão arterial, o que contribui bastante para o surgimento das patologias oculares”, destaca o oftalmologista.

Dr. Luis Fernando Barros ressalta que as consultas regulares com o oftalmologista, aliadas à boa alimentação e à prática de exercícios físicos, são fundamentais para a manutenção da saúde ocular. “Um cardápio balanceado e rico em ômega 3, frutos do mar, castanhas, nozes e alimentos antioxidantes auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da estrutura neurológica do olho”, conclui o especialista.

Você também pode gostar
Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo