Ir ou não ir ao oftalmologista? Eis a questão de muitas pessoas nessa época de pandemia. Entretanto, alguns problemas oculares não podem esperar a quarentena passar. E não é apenas pela gravidade, mas também pelo incômodo, que muitas vezes é bastante intenso.
Mesmo assim, grande parte da população ainda prefere se automedicar e não correr o risco de ir a um hospital. “Pensando na segurança das pessoas e também na saúde ocular delas, decidimos criar um sistema próprio de teleorientação. Isso vai permitir que os indivíduos não fiquem desamparados enquanto ainda estiverem em isolamento social”, explica Dr. Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.
Segundo o médico, diversas alterações oculares podem ser diagnosticadas e tratadas pelo atendimento virtual. “Já estamos acostumados que nesta época, em Brasília, o clima é mais seco, o que contribui para muitos desconfortos nos olhos. Dessa forma, podemos tratá-los tranquilamente por meio de uma chamada de vídeo. É a tecnologia nos possibilitando cuidar dos nossos pacientes”, destaca o especialista.
Mas é claro que em caso de detecção de doenças graves, o paciente será orientado a realizar uma consulta presencial. “A teleorientação é uma forma de identificarmos, previamente, as situações que realmente precisam do atendimento presencial. Assim, prevenimos as pessoas de saírem de casa sem uma necessidade real. E se for preciso ir ao médico, procure hospitais que atendam somente determinadas especialidades médicas, onde os riscos de encontrar pessoas contaminadas serão menores”, reforça Dr. Tarciso.
Confira a lista de problemas oculares que podem ser resolvidos com teleorientação:
Olho vermelho no canto do olho
Pterígio inflamado que deve ser tratado com colírio lubrificante e anti-inflamatório. Se houver necessidade de cirurgia, o oftalmologista vai orientar a consulta presencial.
Sensação de queimação e ardor
Sintomas de olho seco, que são muito comuns em estações climáticas secas como a de agora. Indicação de lubrificação, com colírio adequado, e diminuição do tempo de uso de telas de celulares, computadores, TVs, entre outros equipamentos eletrônicos.
Coceira
Normalmente, olhos coçando são sinônimo de alergia, seja devido ao clima, à alimentação, produtos de higiene ou beleza. Nestes casos, a recomendação é usar um antialérgico prescrito pelo médico.
Pontinhos pretos se movendo
Esses pontinhos são também chamados de moscas volantes. É um processo comum do envelhecimento, por isso, é bem frequente em idosos. Mas é uma alteração vítrea benigna. Em princípio, são passadas somente orientações para acompanhamento do caso.