Dilatação da pupila

Artigo
Nenhum comentário

Dilatação da pupila não é obrigatória em consultas oftalmológicas.

Quem vai ao oftalmologista já deve ter se perguntado por que é preciso dilatar a pupila antes das consultas. Muitas pessoas reclamam que isso causa desconforto, já que elas não conseguem enxergar bem depois de sair da visita ao médico. Dr. Adelmo Jesus, do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que a dilatação é fundamental em diversas situações na oftalmologia, mas que a decisão da necessidade ou não do procedimento é do médico assistente.

“A dilatação da pupila, também conhecida como midríase, geralmente, é necessária em pacientes mais jovens, em média abaixo dos 36 anos. Essas pessoas devem realizar a refração (medição do grau) com a pupila dilatada, já que é comum que ocorram mais alterações no grau de refração neste período”, argumenta.

 O oftalmologista salienta que com a dilatação da pupila é possível avaliar as condições do nervo óptico e da retina, o que possibilita diagnósticos precoces. “É importante lembrar que esta checagem é fundamental para pessoas diabéticas, hipertensas, que possuem de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma, dentre outras patologias, pois estas as mesmas podem afetar a saúde ocular”, ressalta.

Dr. Adelmo Jesus reforça que não é possível saber se o oftalmologista vai dilatar a pupila ou não antes de chegar à consulta. “Por isso, sempre aconselhamos que os pacientes levem acompanhantes quando vão ao médico, já que após a dilatação a visão pode ficar turva por um período mínimo de 3 a 4 horas”, conclui.

Você também pode gostar
Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo