Saiba quais cuidados são necessários aos olhos durante o verão.
O verão chegou! Nesta estação, os cuidados com os cabelos, o corpo e a pele devem ser redobrados. Dr. Daniel Barra, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, lembra que os olhos também merecem uma atenção especial durante este período. “Nesta temporada, é muito comum que as pessoas viajem ou frequentem clubes. O contato dos olhos com o cloro ou com o sal da água do mar pode causar irritações. Além disso, mudanças drásticas de temperatura aumentam a chance de desenvolvimento de alergias”, explica.
Também é importante lembrar que algumas doenças oculares acontecem com maior frequência no verão. “Nessa época, são recorrentes os casos de conjuntivite alérgica. Isto acontece porque durante este período há uma maior ocorrência de chuvas, o que faz com que as pessoas procurem ficar em ambientes fechados e, assim, entrem em contatos com fatores alergênicos, o que aumenta a incidência desta patologia. As alergias oculares também ocorrem com mais frequência nesta estação”, argumenta o médico.
O especialista alerta que aqueles que vão viajar para a praia durante o verão devem tomar alguns cuidados. “O sal da água do mar pode causar irritação ocular. Além disso, as pessoas devem tomar cuidado ao passar o protetor solar, este produto pode provocar reações alérgicas quando entra em contato com os olhos. Uma dica importante para quem vai passar o verão na praia é fazer uso constante de lágrima artificial. Este utensílio não traz riscos para a visão e ajuda a manter os olhos limpos e hidratados”, esclarece.
Dr. Daniel Barra também reforça a importância de proteger os olhos do sol. “Quando estamos na praia, o uso de óculos de sol é fundamental. Eles ajudam a proteger a visão dos raios UVA e UVB. Por isso, as pessoas que vão viajar nesta época não podem se esquecer deste acessório. Porém, é necessário ressaltar que óculos produzidos sem controle de qualidade não devem ser utilizados. Uma boa alternativa para quem não tem óculos escuros é fazer uso de bonés e chapéus”, conclui o oftalmologista.