Coronavírus: 7 dicas sobre máscaras, óculos de grau e lentes de contato

Artigo
Nenhum comentário

7 dicas sobre máscaras, óculos de grau e lentes de contato

Em tempos de coronavírus, o as máscaras de proteção facial têm se tornado obrigatórias. Mas para quem usa óculos, esse novo acessório é um grande problema, afinal, com a respiração abafada, as lentes ficam sempre embaçadas.

Outra preocupação de muitas pessoas é o uso de lentes de contato e do próprio óculos de grau que, se não forem higienizados adequadamente, podem ser meios de contaminação do novo vírus.

O oftalmologista Gustavo Serra, do Visão Hospital de Olhos, dá dicas para manter a saúde ocular e aderir às medidas de prevenção ao coronavírus.

1 – Máscaras não são tamanho único
A máscara deve cobrir o nariz e a boca, sendo ajustada corretamente de acordo com o formato do nariz de cada pessoa. “Ou seja, não compre sem experimentá-la. É preciso checar se o tamanho é adequado para que você tenha proteção completa”, destaca o médico.

2 – Sem lentes embaçadas
Para que as lentes dos óculos de grau não fiquem sempre embaçadas, a dica é colocar armação por cima da máscara. “Assim, o ar quente da sua respiração não chegará até a lente e não atrapalhará a visão”, comenta Dr. Gustavo.

3 – Guardanapo para evitar o embaçamento
O truque é simples: colocar um pedaço de guardanapo de papel por dentro da máscara, na parte onde ela é encaixada no nariz. “Desta forma, a umidade ficará no papel, evitando que as lentes embacem e você tenha que retirar os óculos para limpá-lo”, ressalta o especialista.

4 – Sabonete seco para não embaçar as lentes dos óculos
É preciso começar com a limpeza e secagem dos óculos. Após isso, o indivíduo deve aplicar cuidadosamente sabonete seco nas lentes e esfrega-lo com um pano macio até que desapareça. “De preferência, utilize um pano de microfibra, aquela flanelinha que vem com os óculos, para que não arranhe a lente”, lembra o oftalmologista.

5 – Não utilize álcool para higienização dos óculos
O álcool, tanto em gel quanto líquido, pode danificar a armação dos óculos e, também, impactar na qualidade dos tratamentos das lentes (UVA, UVB, antirreflexo, etc.). “O recomendado é sempre usar água e sabão neutro para lavar os óculos”, avisa Dr. Gustavo.

6 – Cuidado redobrado com as lentes de contato
Durante essa pandemia, é preciso cuidar ainda mais da higienização das lentes de contato. Por isso, tome cuidado com o ambiente onde irá colocar a lente, ele pode estar infectado. “Lave as mãos, seguindo a técnica indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), faça sempre a limpeza do estojo, com sabão neutro e água, toda vez que for usar a lente de contato. É importante efetuar a troca do estojo, pelo menos, de 3 em 3 meses”, explica o oftalmologista.

7 – Intercale o uso de lentes de contato e óculos de grau
Ficando mais tempo em casa, as pessoas tendem a assistir mais televisão, jogar videogame, passar horas na frente do computador. O uso prolongado de lentes de contato pode levar à uma série de problemas oculares. “Tente não utilizar a lente por mais de 12 horas. Se for possível, use também os óculos de grau, pois assim o seu olho pode ter mais tempo de oxigenação”, conclui o médico.

Tags: coronavírus, dicas de prevenção, visaohospitaldeolhos
Você também pode gostar
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo