Conheça os novos tratamentos do Glaucoma

Artigo
Nenhum comentário

Novidades no tratamento do Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que acomete o nervo óptico, estrutura responsável pela transmissão das informações do olho ao cérebro. Um dos mais importantes fatores de risco para doença é o aumento da pressão intraocular.

Ao longo dos anos, foram propostos vários tratamentos que se mostraram eficazes, como colírios ou cirurgias fistulizantes, porém, nas últimas décadas, surgiram novas opções para o controle da doença.

Uma das opções que tem mostrado bons resultados até mesmo em pacientes que estão começando o tratamento para glaucoma é a Trabeculoplastia Seletiva a laser.

O procedimento consiste em aplicação de laser na malha trabecular (estrutura responsável pelo escoamento de humor aquoso e controle da pressão intraocular). A abordagem demora cerca de 15 minutos e não exige internação nem tempo de recuperação em casa.

Esse procedimento pode ser indicado até mesmo como primeira linha de tratamento, reduzindo a necessidade de uso de colírios e causando menos efeitos colaterais e mais conforto. No entanto, a técnica pode ter seu efeito reduzido ao longo dos anos, sendo necessária uma nova aplicação posteriormente.

Outra opção interessante nas novas abordagens para controle da doença é o implante de dispositivos, como o iStent inject. Esse dispositivo facilita a passagem do humor aquoso pela malha trabecular e consequentemente provoca a redução da pressão no interior do olho.  É uma técnica menos invasiva que as cirurgias fistulizantes já tradicionais utilizadas há anos e apresenta menor índice de complicações. Pode também ser associada a outras cirurgias (como a de catarata) e fornece a possibilidade de redução do uso de colírios pelo paciente.

Por último, o micropulse é um novo método também para controle pressórico. Ele consiste na aplicação de impulsos de laser repetitivos, de baixa energia, que são separados por breves períodos de tempo sobre o corpo ciliar, reduzindo a produção do humor aquoso e diminuindo a pressão intraocular. O procedimento é feito em centro cirúrgico, porém, é rápido e produz resultados bem satisfatórios para o controle da doença.

Todos os procedimentos possuem suas indicações e contraindicações que deverão ser avaliadas pelo seu médico especialista em glaucoma para escolha da melhor opção de tratamento.

Procure seu médico e converse com ele sobre suas opções para controle da doença sem necessidade de tantos colírios e com maior conforto.

Texto produzido por Dra. Suzane Vasques

Nosso departamento de Glaucoma conta com os melhores e renomados médicos, estamos à sua disposição, nos envie uma mensagem acessando: https://bit.ly/3426GnV

Tags: glaucoma, Novidades no tratamento do Glaucoma, perda da visão, Visão Hospital de Olhos, visaohospitaldeolhos
Você também pode gostar
Compartilhe

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo