Existe grau mínimo para operar a miopia?
As doenças refrativas — como miopia, astigmatismo e hipermetropia — são os problemas de visão mais comuns. Dentre essas doenças refrativas, a miopia se destaca. Segundo a OMS, a miopia acomete uma em cada três pessoas no mundo, assumindo assim a primeira colocação entre os problemas de visão mais comuns.
A miopia é um distúrbio que provoca dificuldade para enxergar objetos de longe. Ela apresenta diversos graus, podendo ser considerada miopia baixa (-0,25 graus a -3 graus), moderada (-3,25 graus a -6 graus) e alta (maior que -6 graus).
Para remediar esse problema, é indicado o uso dos óculos de grau. Entretanto, os óculos de grau não têm o poder de reverter os danos causados pela miopia — eles servem apenas para melhorar a visão durante o uso.
Já para corrigir os danos causados pela miopia e para libertar o paciente do uso dos óculos de grau, existe um procedimento chamado cirurgia refrativa, que também é indicado para as demais doenças refrativas. Essa cirurgia, além de moderna e segura, permite ao paciente uma recuperação rápida, possibilitando o retorno às atividades de rotina em até sete dias.
Mas, afinal, existe um grau mínimo para operar a miopia?
A resposta é: não existe um grau mínimo para operar a miopia. No entanto, existem outros fatores, como a espessura da córnea ou o formato do globo ocular, que podem impedir a realização da cirurgia. Outro aspecto importante a se avaliar é estabilidade do grau. Os pacientes que apresentam variações recentes de grau são considerados temporariamente inaptos para a cirurgia e devem esperar uma estabilidade do grau — de no mínimo um ano — para se tornarem aptos.
📝 Resumo: embora não exista um grau mínimo para operar a miopia, existem outros aspectos impeditivos, de modo que somente o oftalmologista pode, após os exames adequados, indicar ou não a realização da cirurgia refrativa.
📌 Aqui no Visão Hospital de Olhos você encontra o melhor serviço oftalmológico do Distrito Federal, com equipamentos de ponta e médicos especializados em todas as áreas da saúde ocular.
Agende sua consulta por ligação telefônica ou pelo WhatsApp, no número: (61) 3038-8001.