Você já teve aquela sensação de moscas volantes na visão?
Flashes luminosos podem ser indício de tração da retina pelo vítreo. A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Nela existem receptores sensíveis a luz (fotorreceptores) que convertem a imagem luminosa advinda do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo óptico, são enviados para área do cérebro onde se processa a visão.
A retina não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular. É o vítreo, uma substância gelatinosa e transparente, situada entre ela e o cristalino, que a mantém na posição anatomicamente adequada, ou seja, em contato com outras estruturas que lhe garantem suporte e nutrição (vasos sanguíneos e nutrientes).
Com o envelhecimento e a liquefação do vítreo pode ocorrer o descolamento de vítreo posterior gerando a sensação de moscas volantes (pontos flutuantes no campo visual) e flashes luminosos, podendo estar associados a rupturas retinianas que podem levar ao descolamento de retina, uma doença muito grave e incapacitante. Devido a isto após o aparecimento destes sintomas um mapeamento de retina por um médico oftalmologista é recomendado.
Texto: Dr. Rafael Yamamoto – Visão Institutos Oftalmológicos